Própolis: um alimento milenar
Existem relatos que mostram que o uso do própolis já era comum no antigo Egito, na Assíria, na Grécia e em Roma. Um dos maiores filósofos de todos os tempos, Aristóteles, foi uma das primeiras pessoas a estudar o uso medicinal do própolis para o tratamento de feridas. E é da Grécia também que vem a origem do nome própolis. Enquanto “pro” significa “em favor de”, “polis” significa “cidade”, então própolis pode ser entendido como algo que protege a cidade, e a cidade que estamos falando neste caso é a colmeia!
Mas o que é o Própolis?
O própolis é uma resina vegetal encontrada em diversas plantas que as protege contra parasitas, bactérias e outros agentes contaminantes. As abelhas perceberam isso e passaram a recolher o própolis das plantas para utilizá-lo no lugar mais vulnerável de toda casa, a entrada.
Apesar de ser possível encontrar o própolis por toda a colmeia, é na entrada que a sua concentração é maior, evitando que qualquer doença ou sujeira entre na casa das abelhas. Além de desinfetar e evitar a entrada de vírus e bactérias na colmeia, o própolis também funciona como proteção térmica mantendo a temperatura ideal para as abelhas e suas larvas. E não é só para as plantas e abelhas que o própolis faz bem, mas para humanos também!
Própolis e Saúde
Se antigamente os benefícios do própolis eram resultado da simples observação, hoje vários estudos apontam que o própolis é realmente um dos antibióticos naturais mais antigos do mundo!
É claro que em casos graves de infecção e de algumas doenças não devemos nos tratar apenas com o própolis e que é sempre fundamental consultar um médico antes de qualquer tratamento, mas uma ajuda natural para aliviar os sintomas sempre é bem-vinda não é mesmo?
E no caso das bactérias, a vantagem do própolis é que ele consegue agir apenas sobre as nocivas, preservando as bactérias que são boas para a saúde, como por exemplo, as que vivem no trato intestinal. Por ser antiviral e antifúngico, o própolis ajuda a proteger todo o trato respiratório e a evitar resfriados, gripes, pneumonias e bronquites, além de possuir um leve fator anestésico e aliviar os sintomas de amidalites, dor de garganta, de dente, aftas, entre outras.
É também um ótimo tônico do sistema imunológico, estimulando a produção de anticorpos e combatendo infecções. Ajuda a tratar feridas, dermatites e úlceras.


0 comentários:
Postar um comentário