[Fechar]

sexta-feira, 28 de abril de 2017

 Transpor obstáculos pelas ruas da cidade de Cornélio Procópio tem sido, há seis anos, o principal passatempo da estudante Camila Stefaniu Ribeiro. A jovem de 14 anos conquistou recentemente nos Estados Unidos o título de campeã de uma competição internacional de parkour, que é um método de treinamento que permite ao indivíduo ultrapassar barreiras utilizando somente as habilidades e capacidades do corpo humano.
A atleta representou o Brasil neste mês em Las Vegas, Estados Unidos, onde participou do campeonato "Jump Off", organizado pela Federação Mundial de Free Running e Parkour (WFPF). Camila estava entre os quatro brasileiros que participaram do evento, que teve representantes de 15 países.
A estudante foi campeã geral da etapa feminina, na qual participou em duas modalidades. Ela conquistou o 1º lugar na categoria "estilo livre" e o 2º na categoria "velocidade", sendo a única brasileira a trazer para casa um troféu na bagagem, além de um prêmio de US$ 500.
Ela conta que descobriu o parkour aos 8 anos de idade, quando começou a praticar a atividade com alguns amigos em Cornélio, em 2011. Um professor de Londrina vinha especialmente para treiná-los. Porém, aos poucos, os membros do grupo foram saindo, e, desde 2016, ela treina sozinha pelas ruas e praças da cidade.
A estudante, que sonha com uma graduação na área da educação física, dedica atualmente entre seis a sete horas semanais aos treinos. "Não tem como fugir do dia a dia. Às vezes, eu estou na rua, e acabo pulando alguma coisa. Você não treina parkour, você vive o parkour. É algo que fica dentro de você desde o momento que você começa a praticar e levar a sério a prática", afirma Camila.

FONTE: CAROL SANTOS, DA FOLHA DE LONDRINA

0 comentários:

Postar um comentário